sábado, maio 27, 2006

Tio Dilair

Tio Dilair,
nos caminhos e descaminhos de minha vida, sempre estivestes comigo.Nas boas e más passagens.Mantivestes a mesma paisagem, de carinho,meu tio, tão amado.
Nunca sabemos de verdade o caminho.Nós o vemos, enfeitamos, até perfumamos...e muitas vezes, na maioria, não é nosso.
Um pedido tio, olha por teu coração, te cuida.Pedido por demais egoísta. De verdade eu te quero para sempre meu tio querido, cuidando de me chamar de filha, me fazendo filha, menina e amada.
Um poema para quem sempre entendeu e amou essa "menina" que ainda habita minha alma.

A Alegria

No fundo de um poço
deitei a Alegria,
dizendo-lhe:"Espera,
com louros e rosas,
Amor e Poesia."

No fundo de um poço
por que a deitaria?
por que desprezava
sua companhia?
pensei que no mundo
tudo padecia.
Ai, como o pensava!
E não a queria!

No fundo de um poço
deitei a Alegria.
Chegaram os tristes
por quem eu sofria.
Consigo a levaram
- e de longe o via!-
Nunca perguntaram
a quem pertencia.

Sofrer por sofrer,
sómente eu sofria.
Os outros- apenas
querendo alegria

À beira do poço
voltarei um dia.
Pousarei meu rosto
na água negra e fria,
em ramos serenos
de Amor e Poesia.
Direi meu segredo
sem melancolia.
E na água profunda,
sem noite nem dia,
eu mesma serei
minha companhia.

Eu quis outra coisa
que ninguém queria.
nem tenho saudade
da antiga Alegria.

Cecília Meireles

Nenhum comentário: